Wednesday, November 23, 2005

Árvores de Natal





Historias, sobre a Árvore de Natal

Muito antes da Era Cristã, era costume, no Norte da Europa, afastar os maus espíritos das arvores para que mesmo no inverno elas permanecessem verdes. Os ramos das coníferas eram ainda símbolo da esperança de regressarem à primavera e ao verão estações em que o Sol daria nova força ao homem e à natureza.
Na mitologia grega, as árvores reverenciavam divindades. O carvalho homenageava Júpiter; a oliveira, a deusa Minerva; e a videira, o deus Baco. Intermediava o céu e a terra e simboliza a evolução e a elevação do homem. Para os chineses, o pinheiro significa longa vida.

Os povos antigos tinham o hábito de enfeitar árvores em datas comemorativas. Para eles o Pinheiro era uma árvore que representava vida e esperança, talvez por ser uma árvore bastante resistente que mesmo no inverno mantinha-se bonita e vigorosa. Os egípcios consideravam a Tamareira a árvore da via e a enfeitavam em dias festivos. Na Alemanha porém, teve início a conhecida árvore de Natal. O padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma protestante do século XVI, montou um pinheiro enfeitado com velas em sua casa. Tinha como objetivo mostrar às crianças como imaginava ser o céu na noite de nascimento de Cristo. O príncipe Albert, da Inglaterra, ajudou a popularizar a árvore de Natal, quando montou uma linda árvore no palácio britânico. As árvores de Natal foram adaptadas por diferentes culturas em cada país.




Papeis coloridos, doces, frutas eram os enfeites iniciais. Tais enfeites foram substituídos por bolas, laços, estrelas, anjos e muitos outros arranjos que foram incorporados ao significado da data. Alguns significados dos enfeites natalinos: - Anjos- mensageiros de Deus, representam o anúncio do nascimento de Jesus. - Bolas Coloridas- representam os frutos da árvore, sinal de fertilidade, de renovação. - Estrelas- simbolizam a chegada de Jesus, seu nascimento. - Sinos- para anunciar grandes acontecimentos- Velas e Luzes- simbolizam Jesus Cristo, a “Luz do Mundo” - Guirlanda- simboliza esperança de uma nova vida.
Quando São Vilfrido (634-710), monge anglo-saxão, começou a pregar o Cristianismo na Europa Central, encontrou crenças pagãs arraigadas entre esses povos, uma das quais a do espírito que habitava no carvalho. Para destruí-la, resolveu cortar um velho carvalho existente em frente à sua pequena igreja... Segundo a lenda, nesse momento irrompeu pinheirinho existente na Europa, passou a ser colocada junto ao presépio como símbolo cristão, pois Jesus é o tronco e nós somos os ramos; Jesus é a Árvore da Vida e dela é que colhemos os frutos da vida eterna.
Sendo uma planta que cresce em sentido vertical, apontando para o céu, a árvore é considerada por muitos como "intermediária entre o céu e a terra". Há inúmeras versões sobre sua origem. Quando o mundo foi criado, nos diz a lenda, Deus deixou o pinheiro com folhas ásperas, fazendo-o sempre se lamentar. Para reparar o mal e para que a árvore parasse de se queixar, fez com que ela fosse o único vegetal que conserva suas folhas no inverno e que pelo menos uma vez ao ano teria o brilho das luzes. - Isso nos lembra a vida e a imortalidade. É Natal! Há árvores decoradas por toda parte: nos centros comerciais, nas ruas, nas residências... enfim, onde existam corações abertos para comemorar o aniversário de Jesus. Ele é o tronco da árvore da vida, nós os ramos; os ramos darão frutos se permanecerem unidos ao tronco, que lhes fornece a seiva da vida divina.
No decorrer dos tempos as árvores foram sendo enfeitadas com mechas de algodão (lembrando neve), iluminadas para significar que Jesus é Vida e Luz do mundo e cada vez mais enfeitadas. Hoje, ela é um dos símbolos mais expressivos do Natal, com suas bolas coloridas e luzes multicolores, como sendo estes frutos por ela produzidos.
São os frutos das nossas boas ações e seus variados tamanhos indicam as medidas de nossa generosidade e caridade.Colocadas nos lugares mais nobres das igrejas, capelas, lares, escritórios e lojas, representam a alegria e a fé que renasce a cada ano no coração dos homens, guiados por Jesus, esperança, vida e salvação!

BY Ellen

0 Comments:

Post a Comment

<< Home